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Destreza e velocidade para recrutar talento

Artigo

Destreza e velocidade para recrutar talento

27 de Outubro 2023

Tempo de leitura: 5min

Como consequência do aparecimento de novos modelos de trabalho e de novas exigências – não só das empresas, mas sobretudo dos colaboradores -, a gestão de pessoas está cada vez mais complexa e exigente. Hoje, é exigida aos gestores maior atenção à experiência dos colaboradores, começando ainda mesmo no recrutamento: também os candidatos exigem melhor experiência de candidatura. 

Não existem segundas oportunidades para causar uma boa impressão. E cada vez mais é imprescindível que as empresas criem uma experiência de trabalho única, logo a partir do momento em que têm a necessidade de preencher uma ou várias vagas e precisam, por isso, de recrutar. E o objetivo está centrado em integrar o melhor talento. 

É aqui – ainda no recrutamento – que começa a employee experience (ou experiência do colaborador). É possível tornar este processo mais ágil, rápido e eficiente, orientado ao recrutamento do melhor talento e reduzindo carga burocrática, com recurso a software de gestão. 

Os processos de recrutamento exigem muito tempo da equipa de recursos humanos – desde o publicar uma vaga de emprego até à fase de entrevistas e seleção, não esquecendo a análise de CV, ou até a comunicação com todos os candidatos. Hoje, estes processos são inconcebíveis para muitas empresas, quando feitos à mão. Mas com o apoio de software – como o PHC CS -, as vantagens são claras: 

  • Menor carga burocrática 
  • Menos processos manuais 
  • Comunicação regular e automatizada entre empresa e candidatos 
  • Rapidez e agilidade com integração de dados e de processos 
  • Redução de custos operacionais 
  • Garantia de cumprimento de RGPD 

O resultado: mais tempo para analisar e selecionar o melhor talento para a empresa. Vejamos no que o PHC CS consegue apoiar as empresas. 

Um Portal do candidato: candidaturas simples e rápidas

Todos os pontos de contacto entre candidatos e empresa contam, e o primeiro é a vaga de emprego que é publicada. Por isso, um Portal do Candidato permite à empresa ter um único local onde divulgar as vagas que tem em aberto. 

Aqui, tudo começa por publicar a vaga: basta criar um novo recrutamento (vaga), e que pode logo ser feito a partir de um template pré-existente. Este, pode ainda ter questionários específicos para a função, ou seja, questões específicas que vão apoiar a seleção posterior das candidaturas. E quanto mais exigente for a função, mais exigentes deverão ser estes questionários. Termine a publicação da vaga preenchendo informação como outros requisitos de função que sejam importantes. E já está: a vaga de emprego fica publicada e pronta para receber candidaturas. 

Mas não é só: através do Portal do Candidato do PHC CS, o candidato consegue atualizar dados a qualquer momento, candidatar-se a mais vagas na empresa, e anexar ficheiros em vários formatos – como por exemplo, um vídeo. Também a empresa consegue rapidamente comunicar com o candidato através da área privada (assim como outros canais). 

BackOffice ágil com automatização de tarefas

Após os candidatos submeterem as candidaturas no portal, tudo começa a ser tratado no software de gestão – com recurso a monitores que centralizam, agrupam e processam a informação. 

Sempre com toda a informação disponível no monitor, o processo de recrutamento fica mais fácil tornando-se, invariavelmente mais veloz e mais ágil. A partir daqui basta marcar as entrevistas com os candidatos que mais se adequam e avançar para os próximos passos com aqueles que mais potencial têm para o preenchimento da vaga. 

Comunicação automatizada para zero candidatos sem resposta

Basta consultarmos qualquer rede social especializada – como o LinkedIn -, para se perceber que a comunicação entre candidatos e empresas, na fase de recrutamento, é muito comentada (e até criticada), principalmente pela ausência. Um candidato espera, naturalmente, respostas e feedback por parte da empresa. 

Logo desde o momento em que o candidato submete uma candidatura no portal, recebe feedback de que a sua candidatura foi submetida e aceite. E a partir de aqui, a comunicação é automatizada no software de gestão: o PHC CS envia os e-mails de feedback, comunica com os candidatos na área privada de cada um no Portal de Candidato, ou ainda via APP PHC Notify. 

Recorde-se que a employee journey – a experiência de colaborador -, começa, quando os colaboradores ainda são meros candidatos. Atraia os melhores talentos e proporcione uma experiência única, logo desde a fase de recrutamento e seleção

 

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