Destreza e velocidade para recrutar talento
Como consequência do aparecimento de novos modelos de trabalho e de novas exigências – não só das empresas, mas sobretudo dos colaboradores -, a gestão de pessoas está cada vez mais complexa e exigente. Hoje, é exigida aos gestores maior atenção à experiência dos colaboradores, começando ainda mesmo no recrutamento: também os candidatos exigem melhor experiência de candidatura.
Não existem segundas oportunidades para causar uma boa impressão. E cada vez mais é imprescindível que as empresas criem uma experiência de trabalho única, logo a partir do momento em que têm a necessidade de preencher uma ou várias vagas e precisam, por isso, de recrutar. E o objetivo está centrado em integrar o melhor talento.
É aqui – ainda no recrutamento – que começa a employee experience (ou experiência do colaborador). É possível tornar este processo mais ágil, rápido e eficiente, orientado ao recrutamento do melhor talento e reduzindo carga burocrática, com recurso a software de gestão.
Os processos de recrutamento exigem muito tempo da equipa de recursos humanos – desde o publicar uma vaga de emprego até à fase de entrevistas e seleção, não esquecendo a análise de CV, ou até a comunicação com todos os candidatos. Hoje, estes processos são inconcebíveis para muitas empresas, quando feitos à mão. Mas com o apoio de software – como o PHC CS -, as vantagens são claras:
- Menor carga burocrática
- Menos processos manuais
- Comunicação regular e automatizada entre empresa e candidatos
- Rapidez e agilidade com integração de dados e de processos
- Redução de custos operacionais
- Garantia de cumprimento de RGPD
O resultado: mais tempo para analisar e selecionar o melhor talento para a empresa. Vejamos no que o PHC CS consegue apoiar as empresas.
Um Portal do candidato: candidaturas simples e rápidas
Todos os pontos de contacto entre candidatos e empresa contam, e o primeiro é a vaga de emprego que é publicada. Por isso, um Portal do Candidato permite à empresa ter um único local onde divulgar as vagas que tem em aberto.
Aqui, tudo começa por publicar a vaga: basta criar um novo recrutamento (vaga), e que pode logo ser feito a partir de um template pré-existente. Este, pode ainda ter questionários específicos para a função, ou seja, questões específicas que vão apoiar a seleção posterior das candidaturas. E quanto mais exigente for a função, mais exigentes deverão ser estes questionários. Termine a publicação da vaga preenchendo informação como outros requisitos de função que sejam importantes. E já está: a vaga de emprego fica publicada e pronta para receber candidaturas.
Mas não é só: através do Portal do Candidato do PHC CS, o candidato consegue atualizar dados a qualquer momento, candidatar-se a mais vagas na empresa, e anexar ficheiros em vários formatos – como por exemplo, um vídeo. Também a empresa consegue rapidamente comunicar com o candidato através da área privada (assim como outros canais).
BackOffice ágil com automatização de tarefas
Após os candidatos submeterem as candidaturas no portal, tudo começa a ser tratado no software de gestão – com recurso a monitores que centralizam, agrupam e processam a informação.
Sempre com toda a informação disponível no monitor, o processo de recrutamento fica mais fácil tornando-se, invariavelmente mais veloz e mais ágil. A partir daqui basta marcar as entrevistas com os candidatos que mais se adequam e avançar para os próximos passos com aqueles que mais potencial têm para o preenchimento da vaga.
Comunicação automatizada para zero candidatos sem resposta
Basta consultarmos qualquer rede social especializada – como o LinkedIn -, para se perceber que a comunicação entre candidatos e empresas, na fase de recrutamento, é muito comentada (e até criticada), principalmente pela ausência. Um candidato espera, naturalmente, respostas e feedback por parte da empresa.
Logo desde o momento em que o candidato submete uma candidatura no portal, recebe feedback de que a sua candidatura foi submetida e aceite. E a partir de aqui, a comunicação é automatizada no software de gestão: o PHC CS envia os e-mails de feedback, comunica com os candidatos na área privada de cada um no Portal de Candidato, ou ainda via APP PHC Notify.
Recorde-se que a employee journey – a experiência de colaborador -, começa, quando os colaboradores ainda são meros candidatos. Atraia os melhores talentos e proporcione uma experiência única, logo desde a fase de recrutamento e seleção.