Skip to main content

O que têm em comum a felicidade, o trabalho e a produtividade?

Artigo

O que têm em comum a felicidade, o trabalho e a produtividade?

27 de Outubro 2023

Tempo de leitura: 5min

‘Não se gere o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gere’, disse-o William Deming, consultor, professor e autor. Uma grande verdade também no mundo da gestão de pessoas onde já tudo pode ser medido para ser gerido – inclusive a felicidade e o bem-estar. 

O mundo dos dados e da informação chegou à gestão de pessoas e hoje, mais do que nunca, esta ‘analítica’ é essencial e tem um nome: People Analytics. 

O novo paradigma de gestão de pessoas trouxe a preocupação pela felicidade e bem-estar no local de trabalho. Mas, como pode a empresa e os seus gestores entenderem, e agirem, sobre os níveis de felicidade na empresa? 

Antes de mais, sabemos por vários estudos que o bem-estar e a produtividade estão intimamente ligados: quanto mais feliz estiver um colaborador, maior será a sua produtividade e compromisso para com a organização, contribuindo de forma direta para o crescimento do negócio. 

Mas, como se mede a felicidade? Sem dúvida que é um desafio, ultrapassado pelo PHC CS e ao dispor das organizações de hoje e do futuro. 

O PHC CS tem um conjunto de indicadores, disponíveis no Dashboard Happiness, com informação agregada. Este dashboard dá uma visão global e alargada do bem-estar dos colaboradores na organização. Aqui, todas as métricas são apresentadas de maneira a serem de fácil leitura para os gestores e equipas de gestão de pessoas. 

São apresentados indicadores como o Happy Calendar, Happy Meetings, Happy Score e até os Thank Yous atribuídos entre colaboradores na organização. 

Happy Calendar

Informação de eventos e iniciativas promovidas na empresa e que visam promover o bem-estar de todos. Aqui são apresentadas taxas médias de adesão ou inscrições em eventos, dados que podem ser inclusivamente comparados entre períodos temporais. 

Happy Meetings

Indicadores que permitem obter informação sobre classificação de reuniões individuais com o líder, em relação aos níveis de felicidade. Com estes indicadores é possível agir sobre algo que possa não estar a correr tão bem. 

Happy Score

Este é um indicador muito simples, preenchido pelo colaborador de tempos em tempos, e pelo líder nas reuniões individuais. Avalia o nível de felicidade do colaborador e vai aferir desigualdades entre a classificação do líder e a classificação da própria pessoa. 

Comparando todos estes indicadores, e incluindo o reconhecimento com os Thank Yous atribuídos na organização, temos um dashboard completo e sempre disponível para os gestores de pessoas agirem sobre a felicidade e o bem-estar na organização, tornando-a mais lucrativa. 

A felicidade e o bem-estar são tangíveis, podem ser geridos na organização e, para além disso promovem a produtividade. 

 

Voltar atrás

Artigos relacionados

Leave a Reply

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.
Pedir demo PHC CS