Portal do Colaborador – dar autonomia aos recursos humanos

As tarefas rotineiras e burocráticas de qualquer departamento administrativo ou de recursos humanos são longas e desafiantes. É, por isso, vital criar um portal do colaborador que permita dar mais autonomia ao colaborador e libertando estes recursos para outras áreas onde podem ser mais úteis e produtivos. 

A autonomia deve estar na base da gestão de pessoas. Tornar os processos mais ligeiros e ágeis é uma prioridade para as empresas, permitindo uma alocação mais correta e concreta dos recursos, em áreas em que estes podem fazer realmente a diferença – para isso é necessário recorrer ao Portal do Candidato. Como é possível implementar e para que serve, afinal, este portal? 

Antes de mais, deve recorrer ao apoio de um software de gestão – como o PHC CS -, que permite uma customização das necessidades específicas da sua empresa. Para além disso, o PHC CS é um produto de fácil implementação e intuitivo, que garante a centralização e integração de dados. 

Através do Portal do Colaborador, é possível tratar de assuntos como a marcação de férias ou faltas, libertando os recursos administrativos tradicionais para outras tarefas ou iniciativas. 

Introduzir este tipo de informações é um processo rápido e ágil, uma vez que os campos a preencher são limitados e simples. Numa marcação de falta, por exemplo, o colaborador tem apenas de indicar o dia ou período da falta e o seu motivo, podendo anexar, caso pretenda, um comprovativo que justifique a mesma. 

Com o apoio deste módulo do PHC CS, o colaborador pode consultar os cartões existentes na sua área de colaborador e assim consultar as férias marcadas e aprovadas bem como a marcação de faltas. Para além disso, o colaborador é ainda autónomo para reportar outro tipo de informação relevante como, por exemplo, horas extra de trabalho ou outras despesas afetas à prática da sua atividade profissional. 

Sempre que o colaborador introduz informações que necessitam de uma validação superior como, por exemplo, o reembolso de uma despesa relacionada com um almoço com clientes, o seu líder recebe de imediato uma notificação no PHC Notify. Através desta ferramenta, o líder consegue abrir, consultar e aprovar a despesa através do seu telemóvel, revelando-se mais ágil e eficaz na resolução deste tipo de tarefas. 

Esta implementação garante assim, de forma completamente automática, uma comunicação mais rápida, ágil e sem erros com todos os seus colaboradores, através de uma rede que centraliza e integra todas as informações relevantes. 

O Portal do Colaborador é, portanto, uma ferramenta indispensável que confere mais autonomia ao colaborador, permitindo-o estar a par das suas informações pessoais. 

Uma empresa que consiga responder às suas necessidades e otimizar a experiência do colaborador – com autonomia – é uma empresa com visão de futuro que está preparada para as melhores práticas de gestão. 

 

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