Guia para a digitalização da gestão empresarial em Moçambique

Com base no estudo “A digitalização da gestão empresarial em Moçambique”, realizado pela Intercampus para a PHC Software.

Porquê descarregar este Guia?

Com base no estudo “A digitalização da gestão empresarial em Moçambique”, elaborado pela Intercampus para a PHC Software, criámos um guia completo e indispensável para incentivar e apoiar as empresas nos seu processo de evolução digital e na identificação de novas oportunidades.

O que vai encontrar neste guia:

Obtenha aqui o seu Guia para a digitalização da gestão empresarial em Moçambique

Every business is a software business

Para Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, os últimos anos mostram que o software de gestão é cada vez mais determinante para a evolução digital das empresas: ninguém dúvida que a tecnologia tem um impacto cada vez maior em todo o processo empresarial.

Ricardo Parreira, CEO da PHC Software

Acredita, por isso, que há três desafios que as empresas têm de enfrentar para darem provas da sua resiliência:

1

Abraçar as novas formas de trabalho através de software

2

Tornar possível a aceleração digital de processos

3

Ganhar a guerra
pelo talento

Moçambique, um passo à frente

O estudo “A digitalização da gestão empresarial em Moçambique” foi realizado pela Intercampus para a PHC Software e teve como base uma amostra da realidade empresarial em Moçambique, representativa de vários sectores, dimensão e âmbito geográfico.
O objectivo? Conhecer a realidade do tecido empresarial face à digitalização das PME moçambicanas e saber quais as soluções que lhes permitem enfrentar e superar os actuais desafios.

São quatro os pilares que podem alavancar a evolução digital em Moçambique
e as oportunidades de negócio que deles podem surgir
:
Transformação digital, o impacto da pandemia: novas estratégias de negócio, vantagens na utilização de um ERP e exigências tributárias.

A transformação digital é fundamental para a sobrevivência das empresas e para a sua competitividade, numa ótica global. Isso não significa apenas adquirir ferramentas, mas conseguir incorporá-las nas várias vertentes do negócio e, assim, fazer uma abordagem omnicanal aos mercados que permita marcar presença tanto de forma física como digital.

De um dia para o outro, as empresas viram-se obrigadas a fechar as suas portas e a criar soluções que lhes permitissem sobreviver perante a adversidade. Muitas destas mudanças alteraram estruturalmente os hábitos e os modelos de trabalho, tanto a nível de gestão dos recursos humanos como pela necessidade de olhar para os canais digitais como fundamentais para o crescimento do negócio.

Ainda hoje, a folha de cálculo de Excel é o principal substituto de um software de gestão. Porém, nos últimos anos o ERP tornou-se num aliado imprescindível para garantir o aumento da produtividade de uma empresa. Este sistema integrado é concebido como um todo, permitindo às empresas instalarem somente aquilo de que precisam de acordo com suas necessidades técnicas e económicas e de forma interligada entre si.

O crescimento constante das exigências legais em Moçambique, assim como o aumento da pressão fiscal por parte das autoridades competentes, cria a necessidade de se responder a essas exigências na área financeira.  Um dos projectos mais ambiciosos da Autoridade Tributária em Moçambique tem que ver com o sistema de Máquinas Fiscais, uma exigência à qual o PHC CS está preparado para dar resposta.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.