Trabalhar num ambiente colaborativo favorece a inteligência coletiva

As redes colaborativas têm hoje impacto direto na produtividade dos colaboradores e das equipas. Para além de serem uma ferramenta de centralização de informação.

As redes colaborativas têm hoje impacto direto na produtividade dos colaboradores e das equipas. Para além de serem uma ferramenta de centralização de informação – tudo o que preciso sei que está ‘ali’ -, otimizam a comunicação, a partilha e o foco, para além de reduzirem significativamente o fluxo de emails. 

A evolução digital das empresas, muito acelerada pela pandemia, trouxe consigo a necessidade de evolução da comunicação interna e, sobretudo, de novos métodos de trabalho – individual e coletivo. Mas, uma rede colaborativa não é apenas um meio de divulgar informação. Hoje, é: 

  • uma ferramenta de colaboração onde todos contribuem 
  • um meio de comunicação e de feedback multidirecional 
  • uma forma ágil de partilha do conhecimento individual para otimizar o coletivo. 

Por todas estas razões, as redes colaborativas são hoje um importante meio para potenciar a inteligência coletiva. E porquê? Simplesmente porque ao promover a comunicação, a partilha e o feedback individual estão invariavelmente a potenciar o conhecimento global da organização tornando-a mais ágil, rentável e competitiva. 

Então, como implementar uma rede colaborativa na empresa? Antes de mais, deve fazê-lo com recurso a um software de gestão – como o PHC CS -, garantindo não só a facilidade de implementação como também a customização às necessidades mais específicas da empresa. Adicionalmente, garante a centralização e integração de dados, com os restantes módulos PHC CS. 

Mas não basta implementar: há que motivar as pessoas e equipas a usarem a sua rede colaborativa no dia a dia. Sendo o PHC CS intuitivo de usar, agregar bastante informação útil e estando sempre disponível em qualquer dispositivo e em qualquer momento, é de fácil adesão por parte dos colaboradores da empresa. 

Implementada uma rede colaborativa, é possível criar artigos de determinados temas incentivando uma discussão entre todos, ou notícias simples para partilha interna de algum tema de interesse. É também possível criar sondagens, avaliando, por exemplo, qual o melhor dia para um almoço de equipa. E tudo isto com possibilidade de interação: é possível comentar e até colocar um ‘Gosto’ como se de uma rede social pública se tratasse. 

No mural, tudo o que é publicado surge como um ‘feed’ de assuntos, e o colaborador tem também a possibilidade de o personalizar definindo as redes favoritas, ou mesmo links internos que mais utiliza. 

As redes colaborativas colocam hoje ao dispor das empresas ferramentas fundamentais de comunicação e partilha que melhoram a comunicação interna, promovem o conhecimento geral e, com isto, otimizam a inteligência coletiva. E as empresas que hoje souberem como aproveitar esse conhecimento serão, sem dúvida, as organizações do futuro. 

Transformação Digital nas Empresas

Faça já o teste e identifique as áreas onde deverá atuar primeiro.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.